Conheça a equipa

Meet the Team

A nossa equipa é constituída por investigadores de várias unidades de investigação e universidades sediadas no Reino Unido e em Portugal. A orientação deste trabalho é feita pela Dra. Aldina Franco da Universidade de East Anglia.

Aldina Franco

Aldina é uma bióloga baseada na Universidade de East Anglia. Os seus interesses são na área da conservação de espécies ameaçadas e da biodiversidade e as suas principais linhas de investigação focam-se em entender respostas ecológicas a alterações ambientais, com particular ênfase no estudo da dispersão e migração de espécies, que são mecanismos essenciais para que as espécies possam alterar as suas distribuições em resposta às alterações ambientais. O seu grupo de investigação inclui 2 investigadores pós-doutorados e 5 alunos de Doutoramento.

Phil Atkinson

Phil é o responsável pela investigação internacional no British Trust for Ornithology. O seu trabalho foca-se em entender os impactos das alterações ambientais nas populações de aves e na ecologia dos migradores Paleárticos.

Ines Catry

Inês é uma investigadora de pós-doutoramento no Centro de Ecologia Aplicada Prof. Baeta Neves em Lisboa, Portugal. Os seus principais interesses de investigação incluem a ecologia e conservação de espécies de aves esteparias, migração de aves e nos impactos das alterações climáticas nas aves. O seu interesse neste projecto foca-se em perceber os mecanismos através dos quais o comportamento migratório pode ser alterado e na influência que as alterações ambientais têm

nesses mesmos mecanismos. Ela trabalha também em questões semelhantes com o Peneireiro-das-torres Falco naumanni e com o Rolieiro Coracias garrulus.

Nathalie Gilbert

Nathalie está a trabalhar para o seu Doutoramento na Universidade de East Anglia e é supervisionada em conjunto pelo BTO. A sua investigação foca-se no impacto da seleção de habitat durante o Inverno e durante época reprodutora na distribuição e produtividade de espécies

parcialmente migradoras na Península Ibérica, tendo a Cegonha-branca como a sua espécie-focal. Para além do seguimento de aves, ela está também a analisar isótopos estáveis em penas no sentido de determinar os locais de invernada em várias espécies incluindo a Cegonha-branca, o Peneireiro-das-torres e o Rolieiro. 

Ricardo Correia

Ricardo é um aluno de Doutoramento supervisionado em conjunto pela Universidade de East Anglia e pela Universidade de Lisboa. A sua tese centra-se na avaliação dos potenciais impactos das alterações climáticas nos habitats e na sua biodiversidade, utilizando as aves como grupo focal, com o objetivo de perceber as ligações entre alterações climáticas e a gestão e atividades humanas de forma a permitir sugerir medidas orientadas para a conservação. A alteração dos hábitos migratórios da Cegonha-branca é um caso de estudo particularmente interessante sobre as interações entre as atividades humanas e as alterações climáticas.

Joao Paulo Silva

João dá apoio técnico no seguimento de Cegonhas-brancas. Ele desenvolveu um sistema que armazena informação GPS e acelerómetro e a transmite de forma remota através da rede de comunicações móveis. Ele é um investigador no Centro de Ecologia Aplicada Prof. Baeta Neves, Universidade de Lisboa, e está a continuar a sua investigação de pós doutoramento num projeto centrado em perceber os impactos das alterações climáticas em aves estreparias, utilizando o Sisão Tetrax tetrax como espécie-modelo.

Carlos Pacheco

Carlos é um biólogo da conservação e de campo, trabalhando em Portugal para a empresa Mãe D’Água. Ele tem vários anos de experiência na captura e colocação de arneses em aves, incluindo grandes águias, abutres e cegonhas, tendo mesmo desenvolvido as suas próprias técnicas e equipamento de captura para diferentes espécies. Neste projeto, o seu interesse centra-se na utilização de habitat e no sucesso reprodutor de aves marcadas e nas suas estratégias sociais de migração.

Goncalo Rosa

Gonçalo é um consultor do projeto; trabalhou com Cegonha-branca durante muitos anos. Ele é o coordenador do esquema de marcação de Cegonha-branca com anilhas de cor em Portugal e anilhou já milhares de cegonhas em Portugal. Ele coordenou também o último Censo Nacional de Cegonha-Branca em Portugal, no ano de 2004. Publicou recentemente o livro “O Regresso da Cegonha Branca” sobre esta espécie em Portugal e é também um fotógrafo de  natureza com sucesso, sendo um consultor importante no projeto.

Os nossos voluntários

Um grande agradecimento a todos pelo vosso trabalho e pela paciência durante as longas horas a ler anilhas e a assistir às capturas: Daniel Cadwallader, Nuno Faria, Phil Saunders, Manuel Franco, José Alves e Sara Pardal.



Related content